covid-19-neutralizing-antibodies

Siemens Healthineers traz para o mercado o ensaio sCOVG, capaz de detectar quantitativamente anticorpos neutralizantes na COVID-19

|

Complementando seu portfólio de ensaios para a COVID -19, a empresa lança o teste de Anticorpo SARS-CoV-2 IgG sCOVG, disponível nas plataformas Atellica IM, ADVIA Centaur® CP, XP e XPT que apresenta excelente correlação com ensaio padrão ouro de neutralização. A Siemens Healthineers desde o início da pandemia optou por trabalhar com antígeno S1RBD em seus ensaios sorológicos, garantindo excelente Sensibilidade e Especificidade. A seleção inteligente do antígeno utilizado no novo ensaio sCOVG, que detecta anticorpos dirigidos a proteína Spike na subunidade S1 do domínio de ligação ao receptor (RBD), o torna apto a detectar os anticorpos neutralizantes, que se desenvolvem em resposta à infecção natural ou à vacinação e que são essenciais na luta contra a COVID-19, uma vez que são os anticorpos capazes de impedir a entrada do vírus nas células 1,2,3,4. Desta forma, o ensaio poderá ser utilizado para avaliar a imunogenicidade dos anticorpos neutralizantes em resposta à administração das vacinas, sendo fundamental para nos informar a proteção mediada pelos anticorpos neutralizantes. O teste sorológico quantitativo fornecerá uma resposta aos níveis de anticorpos suficientes para a neutralização do vírus ao longo do tempo e seu período de permanência circulantes. Além do monitoramento da resposta humoral às infecções pregressas e vacinas, o ensaio também pode ser utilizado para qualificar os doadores de plasma convalescente no tratamento da COVID-19, mediante recente aprovação do FDA5.

O ensaio sCOVG foi avaliado em relação ao teste de neutralização viral por redução em placa (PRNT), metodologia padrão ouro. As diretrizes já existentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Food & Drug Association (FDA) e Joint Research Center (JRC) recomendam que os testes sorológicos podem substituir o teste de neutralização desde que a correlação adequada seja demonstrada6,7,8. A recomendação é que os ensaios sorológicos sejam comparados à um ensaio de PRNT e obtenham uma ótima correlação, sendo esse um ponto crucial na escolha do ensaio a ser utilizado, considerando que é o que determina sua real capacidade de detecção de anticorpos neutralizantes. A Siemens Healthineers trabalhou neste sentido, correlacionando o ensaio sCOVG com o padrão ouro PRNT, obtendo excelentes resultados, o que nos permite afirmar que o ensaio é capaz de detectar anticorpos neutralizantes9,10

A OMS lançou o primeiro padrão de referência internacional 20/136 para imunoglobulinas anti-SARS-Cov-2 e foi testado com os ensaios Siemens sCOVG e com o ensaio de detecção de anticorpos totais COV2T. Ambos os ensaios mostraram excelente correlação com o padrão.

A Siemens Healthineers se destacou como fornecedora de testes de qualidade para ajudar no combate à pandemia COVID-19. Além dos testes de anticorpos IgG neutralizante quantitativo, anticorpos totais, antígenos e SARS-CoV-2 moleculares, a Siemens Healthineers oferece um amplo portfólio de diagnósticos para auxiliar no prognóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com COVID-19. O menu amplo e diferenciado da empresa inclui painéis de hematologia, coagulação, cardíaco, respiratório, inflamação e doenças infecciosas. Além de soluções em gasometria e imagem, oferecendo resultados que auxiliam os profissionais de saúde no manejo dos pacientes com COVID-19 11.

A Siemens Healthineers colabora para que os profissionais da saúde em todo o mundo alcancem melhores resultados, capacitando-os em sua jornada para expandir a medicina de precisão, transformando o atendimento, melhorando a experiência do paciente e digitalizando a saúde. Líder em tecnologia médica, a Siemens Healthineers está constantemente inovando seu portfólio de produtos e serviços em suas principais áreas de diagnóstico por imagem, em diagnósticos laboratoriais e medicina molecular. A Siemens Healthineers também está desenvolvendo ativamente seus serviços digitais de saúde e serviços corporativos. No ano fiscal de 2019, que terminou em 30 de setembro de 2019, a Siemens Healthineers gerou receita de € 14,5 bilhões e lucro ajustado de € 2,5 bilhões e possui cerca de 52.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis em www.siemens-healthineers.com.br

Contato para imprensa

Mabel Santos Siemens Healthineers Communications